Queixas relacionadas à Covid-19
Planos de saúde foram alvo de 11.123 reclamações de usuários relacionadas à pandemia.| Foto: AFP

Entre março e agosto, a Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu 11.123 reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à pandemia do novo coronavírus. O dado faz parte do Boletim Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (18) pela agência reguladora, que monitora informações assistenciais e econômico-financeiras do setor durante a pandemia. Mais da metade (57%) das reclamações diz respeito a dificuldades para realizar exames e tratamento. O boletim mostra ainda que 28% das reclamações são relacionadas a outras assistências afetadas pela pandemia, e 15% sobre assuntos não assistenciais, como contratos e normas. O registro de reclamações sobre exames e tratamentos de Covid-19 atingiu o pico na segunda quinzena de julho, quando a agência recebeu 1.914 queixas. Esse número caiu até a primeira quinzena de agosto, mas voltou a subir na segunda quinzena, quando chegou a 836. Além das mais de 11 mil reclamações, a ANS recebeu também 15.221 demandas de informações relacionadas à pandemia.