impeachment
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu adiar a sessão conjunta para votar um projeto de resolução regulamentando as emendas de relator a partir do Orçamento de 2022, marcada para esta sexta-feira (26). Os parlamentares devem analisar o tema na próxima segunda-feira (29). A informação foi divulgada pelo site O Antagonista.

Mais cedo, Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para revogar a decisão que suspendeu os pagamentos das emendas de relator, também conhecidas como orçamento "secreto" ou "paralelo". Durante as votações em plenário hoje, senadores questionaram a convocação de sessão do Congresso.

"É muito estranho que a Mesa do Senado e a Mesa da Câmara tenham convocado reunião para amanhã [sexta-feira], às 10h da manhã, ao arrepio do regimento. Convocaram para uma sexta-feira, no apagar das luzes. E o que é pior, esse projeto que aqui está em nada melhora a transparência, não obriga a publicação do nome, diz apenas que será colocado num site", disse o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) a Pacheco.

Apesar de garantir aos senadores que não existe "casuísmo ou açodamento" na convocação, o presidente do Senado decidiu atender os pedidos dos colegas, que querem mais tempo para analisar o texto e adiou a sessão. Com informações da Agência Senado.