Anúncio do planejado IPO da Saudi Aramco no litoral de Corniche em Jeddah, Arábia Saudita
Anúncio do planejado IPO da Saudi Aramco no litoral de Corniche em Jeddah, Arábia Saudita| Foto: Rodney Jefferson/Bloomberg

A Saudi Aramco estabeleceu uma meta de avaliação para sua oferta pública inicial bem abaixo dos US$ 2 trilhões alardeados pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman e reduziu o tamanho da venda depois que o governo decidiu fazer do acordo um assunto quase exclusivamente interno.

A IPO - a ser realizado no próximo mês - agora se apoiará em investidores locais, depois que a maioria dos players internacionais recusar até mesmo a meta de preço reduzido. O acordo não será comercializado nos EUA, Canadá ou Japão e, na segunda-feira (18), banqueiros disseram a investidores que eventos em Londres e outras cidades europeias, planejados para esta semana, foram cancelados.

A Aramco venderá apenas 1,5% de suas ações na bolsa de valores local, metade do valor inicialmente considerado, e buscará uma avaliação entre US$ 1,6 trilhão e US $ 1,71 trilhão. Além de diminuir o acordo, as autoridades sauditas relaxaram os limites de empréstimos para garantir demanda local suficiente para concluir a venda das ações.