Presidente da Câmara, Arthur Lira.
Presidente da Câmara, Arthur Lira.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputaos

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), afirmou nas redes sociais no último sábado (24) que vai apresentar o relatório da reforma tributária em 3 de maio. "O congresso não pode ficar prisioneiro da paralisia política das guerras legislativas. Mais do que nunca, temos que cumprir nosso dever com a sociedade”, disse Lira. Em seguida, o parlamentar emendou: "Como sinalização de que a política do cabo de guerra não vai alterar nossa missão, estaremos tornando pública na segunda-feira, dia 3 de maio, a versão inicial do texto da reforma tributária."

O texto do relator deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) reúne três propostas: da Câmara, do Senado e do governo federal. A matéria começou a ser discutida no Congresso no início de 2020 e não avançou. Lira disse ainda pela rede social que o "objetivo é discutir com a sociedade, fazer consultas públicas, receber críticas e os aprimoramentos, com transparência e participação de todos".

Nesta segunda (26), Lira voltou a falar sobre o tema na rede social e garantiu que falará com o ministro da Economia, Paulo Guedes. "Vou coordenar pessoalmente e com os líderes da Casa os encaminhamentos para as tratativas da reforma tributária. Tivemos um atraso com o recrudescimento da pandemia mas a reforma administrativa, por exemplo, já começa a ser discutida com algumas audiências públicas", escreveu.

Lira disse acreditar na votação das reformas administrativa e tributária em 2021.