Greve no Banco Central
Na última semana o comitê decidiu aumentar a taxa Selic para 13,25% ao ano, maior patamar dos últimos seis anos.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central indicou que a taxa Selic deve permanecer alta por um período prolongado como tentativa de manter a inflação dentro da meta para o próximo ano. A estimativa foi divulgada na ata do Comitê de Política Monetária (Copom) publicada nesta terça-feira (21), que também apontou para um novo aumento na taxa básica de juros. Na última semana o comitê decidiu aumentar a taxa Selic para 13,25% ao ano, maior patamar dos últimos seis anos.

“O Comitê avalia, com base nas projeções utilizadas e seu balanço de riscos, que a estratégia requerida para trazer a inflação projetada em 4,0% para o redor da meta no horizonte relevante conjuga, de um lado, taxa de juros terminal acima da utilizada no cenário de referência e, de outro, manutenção da taxa de juros em território significativamente contracionista por um período mais prolongado que o utilizado no cenário de referência. Dessa forma, a estratégia de convergência para o redor da meta exige uma taxa de juros mais contracionista do que o utilizado no cenário de referência por todo o horizonte relevante”, aponta o documento.

“Dada a persistência dos choques recentes, o Comitê avaliou que somente a perspectiva de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente longo não asseguraria, neste momento, a convergência da inflação para o redor da meta no horizonte relevante. O Comitê optou então, por sinalizar, um novo ajuste de igual ou menor magnitude. Essa estratégia foi considerada a mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos, ao mesmo tempo que reflete o aperto monetário já empreendido, reforça a postura de cautela da política monetária e ressalta a incerteza do cenário”, diz a ata do Copom.