Banco Central
O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A atividade econômica do país teve uma queda de 0,27% em setembro deste ano em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados nesta terça-feira (16) pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma espécie de prévia do PIB, teve variação negativa também no terceiro trimestre de 2021, com queda de 0,14% na comparação com os três meses anteriores.

No ano, foi registrada uma alta de 5,88%. Em 12 meses encerrados em setembro, o indicador também ficou positivo em 4,22%. O IBC-Br incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: a indústria, o comércio e os serviços e a agropecuária, além do volume de impostos.

A última estimativa do Ministério da Economia para o indicador, divulgada em setembro, é de crescimento de 5,3% em 2021. Já a projeção do mercado financeiro para o PIB deste ano está em 4,88%.