• 05/09/2019 10:23
7º Fórum de Agricultura

Atuação da OMC não é efetiva, mas ela ainda é garantia para o comércio internacional

  • 05/09/2019 10:23
    • Gazeta do Povo
    Edwini Kessie, da OMC.
    Edwini Kessie, da OMC.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

    Começou nesta quinta-feira (5), em Curitiba, a 7ª edição do Fórum de Agricultura da América do Sul, que reúne especialistas do mundo todo para discutir as tendências do agronegócio mundial. A palestra de abertura coube ao diretor da Divisão de Agricultura e Commodities da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante seu discurso, Kessie reconheceu que a atuação da OMC não tem sido efetiva para aliviar as tensões comerciais e resolver os impasses entre os 164 países membros da organização. Segundo ele, há muitos níveis de desenvolvimento diferentes entre os países, o que dificulta a resolução de muitos conflitos, pois as realidades são diferentes.

    Essa situação acaba levando os países a buscarem acordos bilaterais ou multilaterais, como uma válvula de escape. “Não acho que a OMC vá desaparecer, mas acho que os países começam a perceber que se não houvesse a OMC, haveria uma anarquia, mas há muitas diferenças entre os países. Ela funciona como uma garantia”, ponderou Kessie. O Fórum segue até às 19 h desta quinta, com os debates retomando na sexta-feira (6). A cerimônia de abertura do evento contou com a participação de várias lideranças do agronegócio e autoridades políticas, como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-governador do Paraná, Darci Piana.

    Acompanhe ao vivo a transmissão do Fórum:

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

      Fim dos comentários.