Aplicativo do auxílio emergencial
Aplicativo do auxílio emergencial| Foto: MArcello Casal Jr/Agência Bras

Uma pesquisa feita pela XP Investimentos, em parceria com o Ipespe, aponta que 68% dos brasileiros acredita que o auxílio emergencial, ajuda do governo para trabalhadores informais e população vulnerável, deve ser estendida por alguns meses em 2021 caso o governo federal não aprove a reformulação do Bolsa Família. A pesquisa mostrou que 73% das pessoas estão inteiradas sobre a intenção de o governo criar o Renda Brasil, ou Renda Cidadã, ampliando o Bolsa Família.

O levantamento também mostrou o recorte entre os entrevistados que já recebem o auxílio. Eles estão mais informados sobre os estudos do governo (78% responderam que tem conhecimento sobre o Renda Brasil). O percentual de beneficiários do auxílio que defendem sua extensão para 2021 é de 73%. Apesar do número, 47% acreditam que não serão beneficiados pelo Renda Brasil no próximo ano.

A pesquisa da XP Investimentos foi feita em parceria com o Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe). Foram ouvidas 1.000 pessoas em todo o país, por telefone, entre 8 e 11 de outubro. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.