taxa Selic juros
Taxa de juros do Brasil atingiu o maior patamar desde dezembro de 2016 com o aumento anunciado nesta quarta.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu aumentar a taxa Selic, os juros básicos da economia brasileira, pela 11ª reunião consecutiva, nesta quarta-feira (15). A taxa passou de 12,75% para 13,25% ao ano – é o maior patamar dos últimos seis anos. A Selic não registrava uma taxa tão alta desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75%. A atual trajetória ascendente dos juros começou em março de 2021.

Desta vez, a alta foi de 0,5 ponto percentual, menor que nas vezes anteriores, mas dentro das expectativas do mercado. No encontro anterior do Copom, em maio, o comitê informou que faria nova alta na Selic, mas em menor intensidade. O aumento da taxa de juros é o principal instrumento do BC para tentar conter a inflação, pressionada pela alta nos preços dos combustíveis. A trajetória de elevação dos juros deve continuar, segundo analistas. A próxima reunião do Copom está marcada para o fim de julho.

Também nesta quarta, o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, elevou em 0,75 ponto percentual a taxa de juros no país. É o maior aumento desde 1994. Com isso, o juro americano ficará entre 1,5% e 1,75%. Este é o terceiro aumento consecutivo da taxa nos EUA, em uma ofensiva do Fed para conter a inflação no país, que está no pior nível em 40 anos.