Campos Neto afirmou que alta de elementos como vestuário e alimentação fora do domicílio foram inesperados.
Campos Neto afirmou que alta de elementos como vestuário e alimentação fora do domicílio foram inesperados.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Banco Central afirmou nesta segunda-feira (11) que o índice registrado para a inflação de março, o maior para o mês dos últimos 28 anos, foi uma grande surpresa. Segundo ele, elementos como vestuário e alimentação fora do domicílio, foram inesperados. As declarações foram dadas durante participação em um evento do mercado financeiro promovido pela TradersClub.

"A parte de inflação no Brasil, a gente teve um índice mais recente que saiu, que foi uma surpresa. Me causou até alguma surpresa, a gente até tinha mencionado numa das apresentações que a gente estava vendo uma velocidade da passagem do combustível para a bomba mais rápida, e por isso esse próximo índice seria um pouco maior e o próximo [abril] um pouco menor. Acho que parte foi isso, mas teve outros elementos, como vestuário e alimentação fora do domicílio, que vieram uma surpresa grande”, disse Neto.

Segundo ele, o tema será amplamente discutido pelo Banco Central. “A gente está analisando essa surpresa, ver se mudar alguma coisa na tendência. Essa surpresa também se fez presente em vários países que tiveram índice anunciado mais recentemente, em diferentes magnitudes. Mas a realidade é que a nossa inflação está muito alta, o núcleo está muito alto. A gente tem comunicado com maior transparência possível o nosso processo de enfrentamento em relação a essa inflação mais alta e mais persistente. Esse é um tema que a gente vai discutir muito nos próximos dias.”