Greve no Banco Central
Sede do Banco Central em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (26) manter a taxa básica de juros (Selic) da economia brasileira, em 13,75% ao ano. O índice está em vigor desde agosto. O resultado já era esperado segundo a edição mais recente do boletim Focus, pesquisa semanal feita com analistas de mercado. Os analistas esperam que a taxa permaneça nesse nível até meados de 2023.

O Copom afirmou que a decisão de manter o índice "reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024".

"Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", continuou o comitê. O Copom ressaltou que "os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado".