Governo aumentou o IOF para capitalizar o Auxílio Brasil.
Governo aumentou o IOF para capitalizar o Auxílio Brasil.| Foto: Shutterstock

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou nesta sexta-feira (17) que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), mesmo que temporário, deve agravar o custo dos empréstimos e impactar famílias e empresas que precisam de crédito. Nesta quinta-feira (16), o governo anunciou o aumento das alíquotas do IOF em operações de crédito para pessoas jurídicas e físicas, para capitalizar o programa Auxílio Brasil, que irá substituir o Bolsa Família.

A federação ressaltou em nota que a iniciativa do governo ocorre "em um momento em que o Banco Central precisará subir ainda mais a taxa básica de juros para conter a alta da inflação". Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a Selic. Mas já sinalizou que a taxa, atualmente em 5,25%, deve subir 1 ponto percentual.

"Para enfrentar as dificuldades fiscais, evitar impactos negativos no custo do crédito e propiciar a retomada consistente da economia, só há um caminho: perseverarmos na aprovação da agenda de reformas estruturais em tramitação no Congresso", disse a Febraban.