A pandemia do novo coronavírus causou impactos profundos na economia brasileira.
Projeções do mercado financeiro para PIB e inflação em 2022 voltaram a piorar.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

As projeções de bancos e consultorias para indicadores como PIB e inflação em 2022 pioraram novamente. De acordo com o relatório Focus divulgado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central, o ponto médio (mediana) das expectativas para o crescimento econômico no ano que vem caiu de 1,2% para 1% em uma semana. Foi a quinta semana consecutiva de queda.

Essas projeções estão em queda há alguns meses. No início de setembro, por exemplo, esperava-se uma alta de 2% no PIB de 2022 – o dobro da estimativa atual. Mas a queda se intensificou depois que o governo anunciou uma manobra para rever a regra do teto de gastos, principal âncora fiscal do país, o que fez o mercado projetar taxas mais altas de câmbio, inflação e juros – e, por consequência, uma atividade econômica mais fraca.

A mediana das projeções do Focus para a inflação (IPCA) em 2022 subiu pela 16.ª semana seguida e chegou a 4,63%. Para o dólar, o ponto médio das estimativas se manteve em R$ 5,50 ao fim do ano que vem. Para a taxa básica de juros (Selic) em dezembro de 2022, a mediana subiu de 10,25% para 11% em uma semana.

Para 2021, as principais projeções são as seguintes: alta de 4,93% no PIB (ante 4,94% na semana anterior); inflação de 9,33% (9,17% na semana anterior); câmbio em R$ 5,50 e Selic em 9,25% no fim do ano (medianas iguais às da semana anterior).