Selic Banco Central
Banco Central eleva projeção da inflação para 6,5% neste ano.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (10) a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), quando elevou a Selic para 5,25% ao ano. No documento, a autarquia projeta uma inflação de 6,5% para este ano. Segundo o relatório, o Comitê avalia que apesar dos movimentos recentes nas curvas de juros, ainda há risco relevante de aumento da inflação nas economias centrais.

“A inflação ao consumidor continua se revelando persistente. Os últimos indicadores divulgados mostram composição mais desfavorável. Destacam-se a surpresa com o componente subjacente da inflação de serviços e a continuidade da pressão sobre bens industriais, causando elevação dos núcleos. Além disso, há novas pressões em componentes voláteis, como a possível elevação do adicional da bandeira tarifária e os novos aumentos nos preços de alimentos, ambos decorrentes de condições climáticas adversas. Em conjunto, esses fatores acarretam revisão significativa das projeções de curto prazo”, diz o documento. As projeções de inflação do Copom ficam em 3,5% para 2022 e 3,2% para 2023.

Segundo o BC, esse cenário supõe trajetória de juros que se eleva para 7,00% a.a. neste ano, mantém-se nesse valor durante 2022 e cai para 6,50% a.a. em 2023. O documento aponta ainda que os prolongamentos das políticas fiscais adotadas em razão da pandemia podem pressionar por uma alta na inflação. “Apesar da melhora recente nos indicadores de sustentabilidade da dívida pública, o risco fiscal elevado segue criando uma assimetria altista no balanço de riscos, ou seja, com trajetórias para a inflação acima do projetado no horizonte relevante para a política monetária.