Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília
Edifício-Sede do Banco Central, em Brasília| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Após reduzir Selic de 5,5% para 5% ao ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) avisou que deve realizar um novo corte de 0,50 ponto porcentual na reunião marcada para dezembro deste ano. Se confirmada, a medida levaria a taxa básica a encerrar 2019 em 4,50% ao ano. Em comunicado divulgado pelo Copom, o grupo "avalia que a consolidação do cenário benigno para a inflação prospectiva deverá permitir um ajuste adicional, de igual magnitude".

Ainda assim, o Copom destacou que o atual estágio do ciclo econômico demanda cautela para eventuais novos ajustes no grau de estímulo. "O Comitê reitera que a comunicação dessa avaliação não restringe suas próximas decisões e enfatiza que os próximos passos da política monetária continuarão dependendo da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação", lê-se no documento.

Passada a aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional, o Banco Central reconheceu que o processo de reformas e ajustes necessários na economia brasileira tem avançado, mas, mais uma vez, lembrou que a percepção de continuidade da agenda de reformas afeta as expectativas e projeções macroeconômicas correntes. Nesse sentido, o Copom enfatizou que "perseverar nesse processo é essencial para permitir a consolidação da queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia".