O presidente da República, Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (30) esperar que o programa social para subsidiar gás de cozinha da Petrobras "se concretize". Durante a live semanal, o presidente disse que a estatal vai entregar um botijão de gás a cada dois meses para os beneficiários do programa. Bolsonaro também ressaltou que avalia criar um fundo regulador com lucro da Petrobras destinado ao governo para tentar conter a alta nos combustíveis.

"Vim conversando com Montezano, hoje, no avião, o presidente do BNDES, pegando dicas com ele, o que a gente pode fazer. É criar fundo regulador, é ver lucro da Petrobras… Aquele que vem para o governo federal, para nós, ninguém vai meter a mão em nada… Será que esse dinheiro da Petrobras que vem para nós, será, estou perguntando, não estou afirmando, que é lucro bilionário, nós não podemos converter para esse fundo regulador?", questionou o chefe do Executivo.

A ideia de criar um fundo foi defendida pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na quinta-feira (29). Lira afirmou que está discutindo com líderes da base do governo a criação de um fundo “para dar conforto às oscilações” de preços dos combustíveis causadas pelas variações do dólar e do barril do petróleo.