bolsonaro - omc
Presidente Jair Bolsonaro (PL) acenou a pedido da OMC de produzir mais alimentos| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o Brasil vai atender ao pedido da Organização Mundial do Comércio (OMC) em ampliar a produção de alimentos. "Terão mais alimentos com toda a certeza, porque ano após ano aumenta a nossa produtividade, quer seja na agricultura, quer seja na pecuária", destacou.

A afirmação foi feita neste sábado (30), na abertura da 87ª edição da maior feira de pecuária zebuína do mundo, a ExpoZebu, em Uberaba (MG). "Isso [ampliar a produção de alimentos] é o trabalho de todos vocês, povo brasileiro, que trabalha, que investe, que acredita, tem fé e quer o seu país cada vez melhor", declarou Bolsonaro.

O presidente disse que mais de 30 navios com fertilizantes estão a caminho da Rússia para o Brasil e destacou o setor agropecuário brasileiro. "A nossa agricultura não para, muito menos a nossa pecuária", elogiou. "Vencemos a pandemia. Se Deus quiser, até o final do mês que vem, acaba essa guerra do outro lado do mundo, e nós voltaremos à nossa normalidade", acrescentou, em referência aos impactos que a guerra na Ucrânia trouxe ao país.

O pedido por mais alimentos foi feito pela própria diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, que se reuniu com Bolsonaro este mês. Ela esteve em visita na América Latina, questionou o quanto o Brasil poderia ajudar a evitar uma crise global alimentar e pediu apoio na ampliação da oferta de alimentos ao mundo.