bolsonaro - presidência - câmara - arthur lira - baleia rossi
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (26) que a compra de vacinas contra a Covid-19 por empresas no Brasil permite que a economia "não deixe de funcionar". Em evento online do Credit Suisse, o presidente afirmou que o governo federal assinou uma carta de intenções para compra de doses da AstraZeneca por empresas.

O presidente disse que metade das doses, cerca de 16,5 milhões, serão doadas e destinadas ao SUS dentro do programa nacional de imunização. "Outros 16,5 milhões ficariam com esses empresários para que fossem vacinados, então, os seus empregados, para que a economia não parasse", disse Bolsonaro. O presidente defendeu ainda que a negociação com empresas "ajudaria, e muito, a economia e aqueles que por ventura queiram se vacinar, porque a nossa proposta é voluntariado, o façam para ficar livre do vírus".

A AstraZeneca, no entanto, afirmou que "todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo" e que, por enquanto, não é possível "disponibilizar vacinas para o mercado privado", diz em nota divulgada pelo portal G1.