O presidente Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Marcos Corrêa/PR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (23) que a produção do agronegócio afete a preservação da Amazônia. "Não é da forma como eles dizem que nós tratamos (o agronegócio). Forma mentirosa, que nós tocamos fogo em tudo. Nós não plantamos na Amazônia. E criticam falando que estamos fazendo derrubada na Amazônia. Críticas infundadas, têm objetivo comercial", afirmou, a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.

De acordo com Bolsonaro, o interesse de outros países não é na floresta, mas sim no que está "debaixo da terra". "Agora o que o mundo vê na Amazônia? Vê a floresta? Se for a floresta nós estamos prontos para fornecer mudas para eles para reflorestarem seus países. Está de olho no que tá debaixo da terra", disse.

Na sequência, citou o interesse de concorrentes internacionais no ramo de produção agrícola como base para às críticas a política ambiental brasileira. "Por que tanta crítica ao Brasil? É o comércio, o agronegócio. Nós somos uma potência na exportação de commodities do campo e eles querem cada vez mais que nós venhamos a produzir menos para não prejudicar o seu mercado lá fora", declarou.

No domingo (22), durante reunião do G-20, Bolsonaro defendeu a política ambiental do País e criticou "frases demagógicas".