O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) que “não tem como” pagar cerca de R$ 90 bilhões em precatórios. Para o presidente, essa questão é uma “brincadeira” para “sufocar pela economia” e tirá-lo do cargo. O chefe do Executivo espera que o Congresso aprove a PEC que pretende alterar a regra de pagamentos dessas dívidas. Os precatórios são dívidas decorrentes de sentenças judiciais a serem pagos pela União, sem chance de recursos.

"Não tem como pagar esta dívida, é algo que vinha de dez anos e o pessoal faz estourar em cima da gente. O objetivo é te sufocar pela economia, os caras querem me tirar daqui de qualquer maneira. Não é que eu não quero sair, eu vou sair um dia, na hora certa", disse o presidente em entrevista à rádio Jovem Pan.

A PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados. "Nós trabalhamos onde buscar uma folga no teto quando, de repente, cai um meteoro na nossa cabeça. Este negócio dos precatórios é uma brincadeira, para ser educado aqui", disse o presidente.

O governo federal aposta na aprovação para bancar o parte do Auxílio Brasil de R$ 400. Segundo o mandatário, é "uma questão de consciência". "Tenho certeza que a maioria do Senado e da Câmara… A Câmara já aprovou na comissão com uma ampla margem de votos. Espero que prossiga. É o Brasil, não sou eu. Eu vou embora um dia", afirmou.