O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta segunda-feira (31) que espera que o Congresso apresente uma proposta para reduzir impostos sobre a gasolina, o diesel e o gás de cozinha. Caso um projeto nessa linha seja apresentado, Bolsonaro disse que irá zerar o valor dos impostos PIS/Cofins. O presidente também reforçou que  deixou de lado a criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis.

"Foi conversado novamente com a equipe econômica, e num primeiro momento foi deixado de lado a criação desse fundo. Da minha parte, o parlamento deve apresentar uma proposta permitindo ao presidente e aos governadores que diminuam ou zerem os impostos sobre diesel e gás de cozinha", disse Bolsonaro durante um evento em São João da Barra, no norte fluminense, como mostrou o Estadão.

"Lembro que o gás de cozinha, o imposto federal foi zerado no início do ano passado. O preço no litro de diesel de PIS/Cofins está na ordem de R$ 0,33. Se o parlamento me der esse direito, eu imediatamente zerarei esse imposto", garantiu o mandatário.

Nesta noite, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou também que está afastada a possibilidade de um fundo de estabilização. Segundo ele, o foco da PEC dos combustíveis para estabilizar os preço deve ser no óleo diesel. "Vai se focar no óleo diesel. Vamos ver que tipo de medida vai ser tomada para o gás, que é importantíssimo e que atinge uma camada da população muito carente", disse Lira.