Polícia Federal
Essa seria uma forma de o presidente tentar lidar com a insatisfação dessas categorias com o governo federal| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta segunda-feira (02), que mil candidatos aprovados no último concurso da Polícia Federal (PF) e outros mil no certame da Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem ser convocados para assumir os cargos. Bolsonaro telefonou para o ministro da Justiça, Anderson Torres, e pediu que o número de candidatos chamados suba de 500 para 1000 em cada uma das corporações. A informação é do jornal O Globo.

Essa seria uma forma de o presidente tentar lidar com a insatisfação dessas categorias com o governo. Os policiais esperavam receber aumento salarial entre 16% e 20%, mas o percentual foi barrado pela equipe econômica. O reajuste deve ser de 5% - o mesmo que deve ser dado ao restante do funcionalismo público federal.

Apesar do possível aumento das vagas, o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Luciano Leiro, disse ao O Globo que ainda considerava o número baixo, pois existem 3 mil vagas em aberto na PF e o edital previa que seriam 1.500 novos policiais federais na corporação.