tributo dos combustíveis
Governo federal estuda como zerar imposto do diesel| Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (2) que o governo federal deve estudar uma forma de zerar os impostos federais sobre o diesel de forma definitiva. A declaração ocorreu depois de elevar a tributação dos bancos para bancar a desoneração de PIS/Cofins sobre o diesel e sobre o gás de cozinha, que vai durar dois meses.

"No decreto de ontem, zeramos por dois meses o PIS/Cofins do diesel, ou seja, desde ontem por dois meses não existe qualquer imposto federal em cima do óleo diesel. E zeramos em definitivo todos os impostos federais do gás de cozinha também", disse, na saída do Palácio da Alvorada.

"O que acontece, quando você zera imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, você tem que arranjar recursos em outro lugar. Então, fizemos um limite. Esses dois meses é o prazo para a gente estudar como a gente vai conseguir de forma definitiva 'o zero' de impostos federais em cima do óleo diesel", anunciou.

No entanto, em contrapartida, para compensar a desoneração do diesel e do gás de cozinha, o governo decidiu aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) devida pelo setor financeiro de 20% para 25%. O governo também acabou com incentivos para a indústria petroquímica.