O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu o chanceler argentino, Santiago Cafiero, nesta sexta-feira (8).
O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, recebeu o chanceler argentino, Santiago Cafiero, nesta sexta-feira (8).| Foto: Lincoln Siebra/MRE.

O Brasil e a Argentina fecharam nesta sexta-feira (8) um acordo para reduzir em 10% a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul. A TEC é uma espécie de imposto de importação usado entre os membros do Mercosul. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o chanceler argentino, Santiago Cafiero, se reuniram nesta tarde no Palácio do Itamaraty, em Brasília, para discutir o tema, segundo O Globo.

O acordo ainda precisa ser apresentado ao Paraguai e Uruguai. A nova TEC só será formalizada após os países sócios darem aval ao acordo. “O acordo na tarifa externa comum do Mercosul, que será levado agora aos outros sócios, permitirá a diminuição de 10% de um universo muito amplo de produtos, com liberdade para que os países possam inclusive ir além desse universo tarifário. E estamos juntos no compromisso de modernização do Mercosul”, disse França.