ponte Paraguai
Pedra fundamental da obra que construirá mais uma ponte ligando Brasil e Paraguai, em Carmelo Peralta.| Foto: Nathalia Aguilar/EFE

Autoridades assinaram nesta segunda-feira (13) a ordem de serviço da ponte que ligará as cidades de Porto Murtinho (MS), no Brasil, e Carmelo Peralta, no Paraguai. O ato marca o início da construção de uma terceira ponte ligando os dois países. O presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, participou da solenidade que deveria contar também com a presença de Jair Bolsonaro, mas o avião que trazia o presidente não conseguiu pousar devido às condições climáticas no local da aterrissagem, segundo o Planalto, e voltou para Brasília. O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, representou o Brasil.

A ponte que ligará Carmelo Peralta a Porto Murtinho fará parte da Rota Bioceânica, projeto que visa colaborar com a ligação do Porto de Santos com os terminais chilenos de Antofagasta e Iquique, no Oceano Pacífico, através dos territórios paraguaio e argentino.

A ausência de Bolsonaro frustrou os planos do governo paraguaio de aproveitar a ocasião para dialogar com o presidente do Brasil sobre a tarifa de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu. O Paraguai quer manter o valor em 2022, enquanto o Brasil busca reduzir o preço pago. Bolsonaro e Benítez se encontrarão ainda nesta semana, durante a Cúpula do Mercosul, que acontecerá de maneira virtual.