Crise no setor elétrico
Nível de água no lago da barragem de Santo Antonio do Descoberto, Brasília.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou em entrevista ao jornal O Globo que o Brasil não corre risco de racionamento de energia elétrica em razão da crise hídrica.

"Não trabalhamos com essa possibilidade (de racionamento) porque tudo indica que nós temos o controle da situação. Todos os nossos modelos, nossos acompanhamentos indicam que não há risco de racionamento, de apagão, no ano de 2021. Esperamos chegar ao fim do ano numa situação mais confortável, para que a gente possa passar 2022 com tranquilidade e custo de energia mais baixo", afirmou o ministro ao jornal.

Para Albuquerque, a crise hidrológica independe da nossa vontade por ser um fenômeno da natureza. "Mas a população pode ficar tranquila. Nós estamos adotando todas as ações para que os impactos sejam os menores possíveis e para que nós possamos dar continuidade na retomada da atividade econômica."