Modelo do F-39 Gripen E durante teste
Modelo do F-39 Gripen E durante teste| Foto: Divulgação/FAB

O presidente e CEO da empresa sueca Saab, Micael Johansson, aposta na parceria com o governo Jair Bolsonaro para abrir mercados aos caças F-39E, o Gripen, comprado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Ao Estadão, o executivo afirma que o Brasil pode ajudar a convencer governos como a Colômbia a comprar o "jato muito fácil de pilotar", como ele define.

"O Brasil é definitivamente um dos países em que concentro energias com parcerias locais, para crescer nossa presença no país, o que é ganha-ganha, para nós e para a indústria brasileira. E para o hub de Defesa brasileiro no mercado internacional, criando exportações do Brasil para países estrangeiros. Isso encaixa muito bem na nossa estratégia como empresa", disse.

Para o CEO da Saab, a "ajuda do Brasil teria um papel decisivo" para inserir o jato na Colômbia e prestar suporte ao país vizinho. "Eu li que a Colômbia poderia comprá-los. E a Índia também estaria interessada. Definitivamente. O sistema básico é muito sofisticado e nossos clientes pedem algumas adaptações, bem fáceis de fazer no Gripen. Nós fizemos uma oferta à Colômbia e somos competitivos. O suporte do Brasil, da FAB e da Copac (Comissão do Programa da Aeronave de Combate) será extremamente importante", afirmou.