saque-aniversário do FGTS
A Caixa Econômica Federal anunciou corte na taxa de juros habitacional nesta quinta-feira (16).| Foto: André Rodrigues/Arquivo/Gazeta do Povo

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (16) a redução da taxa de juros do financiamento da casa própria na linha vinculada à poupança. A partir do dia 18 outubro a taxa cobrada será de 2,95% ao ano. Atualmente, está em 3,95% ao ano mais o rendimento da poupança. A medida já havia sido antecipada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, nesta semana. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

A redução de 0,4 ponto percentual ocorre em meio a alta da Selic, a taxa básica de juros, definida em 5,25%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central sinalizou que a Selic deve subir 1 ponto percentual. A reunião do Copom para definir o novo valor ocorrerá na próxima semana. A Caixa não alterou os juros cobrados na linha tradicional, indexada à Taxa Referencial e nas modalidades corrigidas pela inflação e com juros fixos, devido à alta na Selic e no índice de preços.