Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa| Foto: Pixabay

O Centro de Liderança Pública (CLP) criou uma calculadora que permite simular como deve ficar a tributação de pessoas físicas e empresas caso seja aprovada a proposta de reforma do Imposto de Renda, em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto, com substitutivo do relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA), teve regime de urgência aprovado na tarde de quarta-feira (4) e deve ser votado em plenário nos próximos dias.

A calculadora pode ser acessada aqui

De acordo com o CLP, a calculadora já considera dos parâmetros presentes na versão de Sabino. A ferramenta permite mostrar, por exemplo, como as empresas poderão dividir o lucro entre acionistas. “A calculadora reforça o papel do CLP em traduzir a discussão de políticas públicas importantes no Congresso e os impactos para a população. O nosso desafio é tornar as coisas simples”, diz o economista Daniel Duque.

Entre outras mudanças, o projeto de lei da reforma do IR prevê uma diminuição de até 12,5 pontos porcentuais no Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) até 2023, reajuste na tabela de alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com ampliação da faixa de isenção para renda de até R$ 2,5 mil mensais, e tributação de 20% sobre lucros e dividendos.