O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agencia Brasil/EBC.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes, para prestar esclarecimentos sobre a offshore que mantém nas ilhas Virgens Britânicas. Foram 310 votos favoráveis e 142 contrários. A data da convocação ainda não foi definida.

Mais cedo, o plenário rejeitou, por 283 votos a 117, a retirada de pauta do requerimento de convocação do ministro. Por ter sido convocado, Guedes é obrigado a comparecer. A existência da empresa no exterior foi divulgada pela investigação Pandora Papers. Os deputados não chegaram a um acordo sobre o pedido do líder do governo, Ricardo Barros (PP-PR), de transformar a convocação em convite.

“O ministro Paulo Guedes se comprometeu a estar aqui voluntariamente na próxima quarta-feira, não vejo nenhuma razão para não adotarmos o procedimento de praxe das comissões, que é transformar a convocação em convite”, disse Barros. Na terça-feira (5), a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara já havia aprovado a convocação do ministro para prestar explicações.

Líder da oposição e um dos autores do requerimento, o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) também defendeu a aprovação do requerimento. “Trata-se de um fato de extrema gravidade que é vedado pelo Código de conduta da alta administração Federal”, disse. Com informações da Agência Câmara de Notícias.