caminhoneiros - dt-e - congresso
Greve de caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos acabou nesta segunda-feira (8).| Foto: Marcelo Elias/Arquivo/Gazeta do Povo

Caminhoneiros autônomos que atuam no Porto de Santos encerraram nesta segunda-feira (8) a greve, que completou uma semana. A categoria, que representa cerca de 30% dos caminhoneiros que atuam no porto, realizou uma assembleia nesta tarde e decidiu terminar a paralisação. Segundo a Santos Port Authority (SPA), o Porto de Santos não parou de operar durante a manifestação e o acesso fluiu normalmente, sem retenção ao tráfego nem concentração de caminhões parados.

A autoridade portuária informou, em nota, que as forças de segurança realizaram escoltas de caminhões na saída, na chegada e dentro do Porto para evitar atos de vandalismo e garantir a segurança dos que não aderiram à greve.

"A Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Federal e a Guarda Portuária, sob a coordenação da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos-SP), órgão responsável pela segurança pública portuária, atuaram numa força-tarefa estratégica para garantir a fluidez das cargas por meio do maior porto marítimo da América Latina. Um efetivo de 200 homens foi destacado para formar um grande corredor de segurança desde o acesso aos terminais até a subida da Serra do Mar", diz o comunicado.