Campos Neto afirmou que instituição irá usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que a inflação fique ancorada no médio e longo prazo.
Campos Neto afirmou que instituição irá usar todo instrumento existente, na medida em que for preciso, para que a inflação fique ancorada no médio e longo prazo.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O presidente do Banco Central (BC) atribuiu a perspectiva de aumento da inflação para o próximo ano, feita pelo mercado financeiro, ao que ele chamou de “ruídos” em torno do Auxílio Brasil. Para Roberto Campos Neto, outras medidas, como a PEC dos precatórios também fizeram com que a expectativa do mercado ficasse acima da meta estabelecida pelo BC. “Reconhecemos que há grande quantidade de ruído em torno do Bolsa Família e de novas medidas que o governo anunciou”, afirmou Neto, durante evento virtual promovido pelo Bradesco BBI na terça-feira  (17). O Banco Central prevê que a inflação deve ficar dentro da meta de 3,5% em 2021. Já para o mercado financeiro espera um valor de 3,9%.