Carro voador da NEC Corp
Protótipo autônomo da japonesa NEC Corp ficou no ar por um minuto (Foto: Kiyoshi Ota/Bloomberg)| Foto:

É como "De volta para o futuro", mas é real: um protótipo de carro voador pairou a uma altura de 3 metros do solo por cerca de um minuto no Japão nesta segunda-feira (5). Fabricado pela NEC Corp (uma empresa global de tecnologia sediada em Tóquio), o protótipo tem quatro hélices e mais parece um drone gigante do que um carro típico. É alimentado por bateria e foi desenhado para fazer entregas de modo autônomo.

O teste - bem sucedido - foi conduzido dentro de uma espécie de jaula, nas instalações da empresa em Abiko, um subúrbio de Tóquio, e pode ser considerado o mais recente avanço na corrida global para criar veículos voadores autônomos, que também inclui Uber, Airbus, Volocopter e Boeing.

A tecnologia ainda precisa de aprimoramentos, como a vida da bateria, segurança e regulação, mas é tratada como solução para o tráfego congestionado das cidades. À Associated Press, o vice-presidente da NEC Corporation, Norihiko Ishiguro, falou em expectativas de se conseguir adotar a decolagem e aterrissagem vertical elétrica como prática cotidiana na entrega mercadorias a partir de 2023 e para viagens até 2030.