Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados em 17 estados
| Foto: Pixabay

Proprietários de telefones celulares pré-pagos que não atualizaram os cadastros depois de terem sido notificados pelas operadoras estão com suas linhas bloqueadas a partir desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações. De acordo com a Anatel, a medida vale para clientes dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

A campanha de atualização foi realizada junto das operadoras para assegurar uma base cadastral correta e ampliar a segurança dos consumidores, evitando a ocorrência de fraudes de subscrição (com linhas associadas indevidamente a CPFs). A agência informou que menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos desses estados apresenta alguma pendência cadastral.

Quem teve a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar seus dados junto à prestadora do serviço pelos canais de atendimento disponíveis, como call center. A pessoa deve informar o nome completo e o endereço com o número do CEP; no caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.