Censo dados
O Censo, pesquisa mais profunda e precisa que temos sobre a população do Brasil, deveria ter ocorrido em 2020, mas vai ficar para 2022.| Foto: Divulgação/IBGE

O Censo não vai ocorrer em 2021 por falta de previsão de recursos no Orçamento. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (23) pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues.

"Não há previsão orçamentária para o censo, portanto ele não se realizará em 2021. As conseguências em gestão para um novo censo serão comunicadas ao longo desse ano, em particular em decisões da junta de execução orçamentária", disse, de acordo com o portal G1.

O Censo traz um panorama atualizado de indicadores sociais em nível inframunicipal, permitindo a formulação e acompanhamento de políticas públicas e distribuição de recursos para os entes federativos, por exemplo.

No início de abril o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) suspendeu as provas do concurso previsto para contratar pessoal para realizar o levantamento depois do corte da verba de R$ 2 bilhões para R$ 71,7 milhões.