Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro devido a casos de Covid-19 e Influenza. Até o início da tarde desta segunda-feira (10) mais de 150 voos já tinham sido cancelados.

As três principais companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – confirmaram o impacto nas operações. No entanto, a Gol não reportou cancelamentos. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que "está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo".

A Latam, por exemplo, informou aos passageiros que já cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre hoje (10) e o próximo domingo (16). A Gol também confirmou que houve "um aumento dos casos positivos entre colaboradores" nos últimos dias, mas disse que "nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo" e os funcionários infectados foram afastados.

No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). No Aeroporto de Viracopos (SP), principal hub da companhia Azul, foram registrados ao menos 53 cancelamentos entre ontem (9) e hoje.

As regras da Anac garantem que em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea. Todos os direitos dos passageiros podem ser encontrados na portal da Anac.