O vice-premiê da China Liu He e o presidente norte-americano Donald Trump durante cerimônia, nesta quarta-feira (15), na Casa Branca.
O vice-premiê da China Liu He e o presidente norte-americano Donald Trump durante cerimônia, nesta quarta-feira (15), na Casa Branca.| Foto: Saul Loeb/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país e a China estão avançando "um passo importante para uma relação equilibrada e justa". A declaração foi feita durante discurso na cerimônia de assinatura da "fase 1" do acordo comercial entre as nações, nesta quarta-feira (15) em Washington. O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, destacou o "incrível relacionamento" com os chineses e classificou o acordo sino-americano como claro, justo e recíproco. "Fizemos progresso em questões ligadas a manipulação cambial", disse, destacando que houve também "grande progresso em relação a propriedade intelectual e transferência tecnológica". Trump agradeceu ao presidente chinês, Xi Jinping, pelo pacto e prometeu ir à China em um futuro próximo, como gesto de reciprocidade. Detalhes do acordo ainda não foram divulgados.