Navio Porto Xangai
Navio no porto de Xangai, na China| Foto: Qilai Shen/Bloomberg

A Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu sua previsão de crescimento do comércio global para este ano para o nível mais baixo em uma década, alertando que novas aumentos de tarifas, em um ambiente de incerteza aumentada podem desencadear um "ciclo destrutivo de recriminação". O volume de comércio internacional deverá aumentar 1,2% neste ano e 2,7% no próximo ano, após um avanço de 3% em 2018, informou a entidade.

A perspectiva marca um forte rebaixamento em relação às projeções em abril, quando a organização, com sede em Genebra, projetou uma expansão de 2,6% no comércio global em 2019 e 3% no ano seguinte. A entidade aponta que o comércio internacional enfrenta riscos, já que os EUA ameaçam mais tarifas sobre as importações chinesas e podem aumentar a tarifação sobre mercadorias europeias.

"As perspectivas sombrias para o comércio são desencorajadoras, mas não inesperadas", afirmou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo. "Os conflitos comerciais aumentam a incerteza, o que está levando algumas empresas a adiar os investimentos para aumentar a produtividade, essenciais para elevar os padrões de vida. A criação de empregos também pode ser prejudicada, pois as empresas empregam menos trabalhadores para produzir bens e serviços para exportação".