As datadas da audiências do ministro Paulo Guedes no Congresso ainda não foram marcadas.
As datadas da audiências do ministro Paulo Guedes no Congresso ainda não foram marcadas.| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (5) a convocação do ministro da Economia, Paulo Guedes para explicar movimentações financeiras realizadas no exterior por meio de offshore. A medida foi proposta pelos deputados Kim Kataguiri (DEM-SP) e Paulo Ramos (PDT-RJ).

"É possível, em tese, que ele tenha feito investimentos que se provaram rentáveis devido às informações que ele naturalmente possui enquanto ministro de Estado ou, pior, que possa ter influído a política fiscal, monetária, creditícia ou cambial do País para tornar seus investimentos rentáveis", afirmou Kataguiri. Por ter sido convocado, o ministro é obrigado a comparecer à comissão. A data da audiência ainda não foi marcada.

Também nesta terça-feira a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou dois requerimentos convidando Paulo Guedes e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netto, para prestarem esclarecimentos sobre o caso. O encontro ficou agendado para o dia 19 de outubro. Nessa situação, por se tratar de um convite, a presença dos dois não é obrigatória.