CEO do Facebook, Mark Zuckerberg
O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, durante palestra no F8 Summit, na Califórnia.| Foto: Josh Edelson/AFP

Representantes do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara Norte-americana enviaram uma carta a Mark Zuckerberg e outros executivos ligados ao Facebook solicitando que o desenvolvimento da Libra, criptomoeda própria da companhia, seja interrompida até a realização de análises aprofundadas por parte de autoridades reguladoras e do Congresso. O colegiado pretende o chamamento de consultas públicas sobre os riscos e os benefícios das atividades baseadas em criptomoeda antes que os planos da empresa continuem.

Na carta, os legisladores afirmam que os produtos anunciados (a moeda própria e a Calibra, uma carteira digital que será utilizada para as transações) geram preocupações sobre privacidade, segurança nacional e políticas monetárias, uma vez que, sozinho, o Facebook reúne mais de 2 bilhões de usuários. Ainda no texto, os parlamentares fazem alusão aos problemas anteriores do Facebook “que nem sempre manteve seguros os dados dos usuários”.

Quando anunciou o lançamento da Libra, em junho, o Facebook afirmou que a rede social não terá acesso às informações bancárias ou financeiras dos clientes. A perspectiva da companhia é que a criptomoeda chegue ao mercado em 2020.