Empresa e rede social respondiam pela mesma logo há 15 anos
Empresa e rede social respondiam pela mesma logo há 15 anos| Foto: Divulgação Facebook

O Facebook apresentou nesta segunda-feira (4), uma nova logomarca. Nela, todas as letras são maiúsculas, na tentativa de transmitir “clareza, otimismo, empatia e criação de espaço”, de acordo com a página da empresa na web. O novo design foi desenvolvido para deixar de um lado o aplicativo do Facebook e, do outro, o grupo econômico da marca, ou seja, a “empresa-mãe” responsável por nomes como Instagram e WhatsApp.

A nova cor do logotipo do Facebook é ocasionalmente azul. Ele muda de acordo com o contexto e, às vezes, inclui um preenchimento gradiente ou sólido. A nova fonte é minimalista e contém espaços relativamente grandes entre as letras. Alguns especialistas em marketing dizem que o esforço de re-branding é semelhante ao que o Google fez com a Alphabet, alterando seu marketing à medida que as ofertas de produtos da empresa se tornavam cada vez mais diversas.

Há quem especule, ainda, que a companhia está buscando solucionar o histórico irregular de privacidade de dados, segurança e outras questões. “Para nós, essa mudança de marca é uma maneira de comunicar uma narrativa de empresa mais simples e clara às pessoas e empresas que usam nossos serviços", disse a porta-voz do Facebook, Lisa Stratton.