Petrobras - caio - paes de andrade
Secretário de desburocratização do governo federal, Paes de Andrade deve substituir José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou na segunda-feira (20).| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Conselho de Administração da Petrobras se reúne na manhã desta segunda-feira (27) de forma extraordinária para decidir sobre a nomeação de Caio Mário Paes de Andrade como Conselheiro de Administração da Petrobras e sua eleição como presidente da companhia. Caso seja aprovado, sua posse deverá ocorrer ainda durante a tarde de hoje.

Secretário de desburocratização do governo federal, Paes de Andrade deve substituir José Mauro Ferreira Coelho, que renunciou na segunda-feira (20). Enquanto ele não assumir o cargo, a companhia é presidida interinamente por Fernando Borges.Na sexta-feira (24) o Comitê de Elegibilidade (Celeg) da Petrobras aprovou o nome de Andrade para assumir a presidência da estatal.

O Celeg é parte do Comitê de Pessoas (Cope), setor da Petrobras responsável por analisar informações dos indicados pelo governo para exercer cargos na companhia. O comitê é formado por cinco pessoas: Francisco Petros e Marcelo Mesquita, conselheiros indicados por acionistas minoritários; Luiz Henrique Caroli, conselheiro indicado pelo governo; e Ana Silvia Matte e Tales Bronzato, membros independentes convocados para esta função.