Focus Selic
Edifício sede do Banco Central| Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu nesta quarta-feira (16) a taxa Selic em 0,75 ponto, de 3,50% para 4,25% ao ano. A decisão já era esperada pelo mercado financeiro. É a terceira alta consecutiva da taxa básica de juros desde março. A inflação ainda é uma preocupação que segue no radar da autoridade monetária, que considera neste momento a necessidade de elevar a taxa de juros para patamar considerado neutro.

“A persistência da pressão inflacionária revela-se maior que o esperado, sobretudo entre os bens industriais. Adicionalmente, a lentidão da normalização nas condições de oferta, a resiliência da demanda e implicações da deterioração do cenário hídrico sobre as tarifas de energia elétrica contribuem para manter a inflação elevada no curto prazo, a despeito da recente apreciação do Real”, diz o comunicado do Copom.

O Comitê informa que “segue atento à evolução desses choques e seus potenciais efeitos secundários, assim como ao comportamento dos preços de serviços conforme os efeitos da vacinação sobre a economia se tornam mais significativos”. O Copom ressalta ainda que é necessário preservar o processo de reformas para a recuperação sustentável da economia brasileira.