Cotação do dólar sobe e Bolsa despenca com temores sobre contas públicas.
Cotação do dólar sobe e Bolsa despenca com temores sobre contas públicas.| Foto: Unsplash

A cotação do dólar passou de R$ 5,74 e a B3 – bolsa de valores brasileira – caía mais de 4% no início da tarde desta sexta-feira (22), com o mercado reagindo à crise do teto de gastos e à saída de quatro graduados funcionários do Ministério da Economia.

Por volta de 12h30, o Ibovespa recuava 4,5%, abaixo dos 103 mil pontos. O dólar avançava 1,4%, cotado acima de R$ 5,74.

Os dois movimentos – alta do dólar e queda da Bolsa – parecem ter se intensificado depois que começaram a circular boatos sobre um suposto pedido de demissão do ministro Paulo Guedes. O ministro, no entanto, cumpre agenda de despachos internos, segundo a assessoria do Ministério de Economia.

Na quinta (21), após anúncio de mudanças nas regras do teto de gastos, deixaram o governo o secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, além dos respectivos secretários-adjuntos, Gildenora Dantas e Rafael Araújo.

Um discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, o banco central norte-americano, também pode estar influenciando os negócios.

Entre outras coisas, Powell disse que as restrições de oferta pioraram e que o Fed vai elevar os juros se vir risco de elevação sustentada das expectativas de inflação nos Estados Unidos – o que, se confirmado, levaria a uma migração de recursos de mercados emergentes, como o Brasil, em direção aos títulos públicos norte-americanos.