Crise e MP de Bolsonaro levam jornal DCI ao fim após 85 anos
| Foto: Reprodução DCI

O jornal especializado em economia DCI - Diário Comércio, Indústria e Serviços vai publicar sua última edição no próximo dia 23. O site da publicação também será desativado. A decisão foi comunicada na segunda-feira, 16. De acordo com Raphael Müller, diretor executivo do DCI, entre as motivações estão a crise econômica, o atual modelo de negócio do jornalismo digital e também as decisões do presidente Jair Bolsonaro nas MPs 892 e 896.

As medidas provisórias assinadas no início de agosto desobrigaram empresas de publicarem balanço e editais em jornais de grande circulação. Müller afirma que a decisão não chegou a ter um impacto financeiro no DCI, mas se juntou aos problemas já existentes. "Não foi a questão preponderante, mas com certeza criou um cenário de muita incerteza", diz.

Na época de assinatura das medidas, Bolsonaro afirmou que a decisão de oferecer o Diário Oficial da União para que as empresas publiquem seus balanços anuais a custo zero era uma "retribuição" à forma como foi tratado pela imprensa durante a campanha eleitoral de 2018. Ele também chegou a declarar que o jornal Valor Econômico iria fechar em decorrência da medida. O jornal DCI, que fecha as portas na semana que vem, foi originalmente fundado há 85 anos, em 1934.