O benefício tem o objetivo de aliviar o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.
O benefício tem o objetivo de aliviar o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.| Foto: Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo/Antônio More / Agência de Notícias Gazeta do Povo

O decreto assinado na segunda-feira (2) pelo presidente Jair Bolsonaro e que regulamenta o Auxílio Gás foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (3).As famílias beneficiadas terão direito, a cada dois meses, a um valor equivalente a 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 quilos (kg) dos últimos seis meses. Esse preço de referência será estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O benefício tem o objetivo de aliviar o efeito do preço do gás de cozinha, gás liquefeito de petróleo (GLP), sobre o orçamento das famílias de baixa renda. O auxílio será concedido às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais cuja renda familiar mensal per capita for igual ou inferior a meio salário-mínimo e às famílias que tenham entre seus membros quem receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O decreto viabiliza também a implantação do benefício a partir de dezembro de 2021.