Plenário da Câmara dos Deputados.
Plenário da Câmara dos Deputados.| Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Sem previsão para a votação da reforma tributária, parlamentares querem agora voltar a discutir a prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. Um dos projetos prevê que o desencargo vá até 2026, segundo informações do O Globo.

As discussões começaram nesta quarta-feira (24), durante audiência pública no Congresso. O deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), relator da proposta, afirmou que pretende protocolar o projeto até a próxima semana, quando irá se reunir com o governo, a equipe econômica e representantes dos setores beneficiados para debater o assunto. O parlamentar negou que a medida será um privilégio para determinadas áreas, afirmando que a discussão sobre a desoneração da folha deve abranger todos os setores a médio e longo prazo.

Segundo ele, a desoneração acabaria ao final de 2021, com a expectativa acerca da aprovação da reforma tributária, o que não ocorreu. “O governo terá de tomar uma decisão. Ele pode até não dar a desoneração, mas gastará com mais auxílios e bolsas emergenciais”, afirmou Goergen. A medida já havia sido vetada por Bolsonaro no ano passado, mas Câmara acabou derrubando o veto.