O avanço recente das contratações está ocorrendo principalmente em setores que empregam relativamente mais mão de obra informal, como construção, agricultura e serviços domésticos.
O avanço recente das contratações está ocorrendo principalmente em setores que empregam relativamente mais mão de obra informal, como construção, agricultura e serviços domésticos.| Foto: Gilson Abreu/AEN

A taxa de desemprego no Brasil teve uma leve queda em junho, chegando a 13,7% naquele mês, segundo um estudo sobre o desempenho recente do mercado de trabalho divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O levantamento foi realizado a partir da desagregação dos trimestres móveis da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o avanço recente das contratações está ocorrendo principalmente em setores que empregam relativamente mais mão de obra informal, como construção, agricultura e serviços domésticos, que registraram crescimento anual da população ocupada de 19,6%, 11,8% e 9%, respectivamente.

Ainda segundo o estudo, o aumento do emprego no segundo trimestre ocorreu de forma disseminada para todos os segmentos da população quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O destaque foi para o aumento da ocupação entre as mulheres, jovens e trabalhadores com ensino médio completo, com crescimento de 2,2%, 11,8% e 7,0%, respectivamente.