crise-hidrica
Agravamento da crise hídrica levou ao acionamento total das térmicas, com impacto bilionário nas contas de luz.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O acionamento total do parque termelétrico em decorrência da crise hídrica acrescentou R$ 4,3 bilhões às contas de luz do brasileiro entre os meses de janeiro e abril de 2021 de acordo com Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até o mês de novembro esse impacto financeiro deve alcançar os R$ 9 bilhões. As informações sobre os custos do despacho térmico são do diretor da agência André Pepitone, durante audiência pública realizada nessa terça-feira (15) pela Comissão de Minas e Energia da Câmara.

Ainda sobre a crise no setor elétrico, o representante da Aneel revelou que está em elaboração uma campanha para o uso racional de água e energia e confirmou a possibilidade de incentivos econômicos para a indústria, com vistas a deslocar a demanda desses grandes consumidores fora dos horários de pico. O objetivo aqui é evitar que a oferta de energia fique aquém da demanda, com o risco de desabastecimento (que vem sendo alvo de uma série de medidas de autoridades).