O Relatório Resumido de Execução Orçamentária de Estados e municípios foi divulgado na segunda-feira (20)
O Relatório Resumido de Execução Orçamentária de Estados e municípios foi divulgado na segunda-feira (20)| Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

O Tesouro Nacional informou que 21 estados e o Distrito Federal tiveram alta no superávit primário de janeiro a outubro de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. O Relatório Resumido de Execução Orçamentária de Estados e municípios, da Secretaria do Tesouro Nacional, foi divulgado nesta segunda-feira (20). A informação foi divulgada pelo Poder360.

Os dados mostram que 24 dos 26 estados e o Distrito Federal registraram crescimento na receita de janeiro a outubro deste ano, comparado com 2020. Somente Amapá (-13%) e Piauí (-1%) registraram queda. Já os estados que tiveram as maiores altas foram Rio de Janeiro (38%) e Alagoas (29%).

O superávit primário é a diferença entre as receitas e as despesas, descontados os gastos com juros. Segundo o relatório, em 23 estados e no Distrito Federal as despesas aumentaram, mas ficaram abaixo das receitas na maior parte deles. As despesas aumentaram no Piauí, Pará, Maranhão e Roraima. Já Espírito Santo (-3%), Amapá (-1%) e Rio Grande do Sul (-1%) apresentaram queda nas despesas.